segunda-feira, 28 de julho de 2008

Marina do Funchal para o turismo


" A prioridade da Marina do Funchal está nos barcos de turismo. Alberto João Jardim pediu uma exposição sobre os movimentos das embarcações no Funchal e admite que será melhor encaminhar os barcos de lazer para as outras marinas da Região." in Diário de Notícias da Madeira.

Concorda com esta preocupação? Será que a Marina do Funchal reune as condições mínimas para o desenvolvimento das actividades ligadas aos passeios de barco?

O que se poderia fazer para melhorar?

3 comentários:

Débi disse...

Bom dia.
Relativamente a este assunto, concordo que a marina do Funchal seja vocacionada, principalmente, para barcos de turismo. A sua localização permite o fácil acesso a partir de quase todas as unidades hoteleiras, e o facto de se situar no centro pode potenciar os passeios pela cidade, e fomentar compras por parte dos turistas.

Anónimo disse...

O estado de grande degradação, em que a marina do Funchal se encontra, fez com que se transformasse no pior cartaz do Turismo na Madeira, sendo uma terra de mar e actividades náuticas, e.g. FUNCHAL 500 TALL SHIPS REGATTA 2008.

A reabilitação da marina do Funchal, não deverá constituir um abandono da utilização das marinas da Quinta do Lorde, do Lugar de Baixo (em fase de reabilitação), a da Calheta.

Mas além de pensar na utilização destas marinas como alternativa à do Funchal, devemos pensar na utilidade das marinas num contexto dos seus “utilizadores de escala”, que em geral são utilizadas para reabastecimentos das suas embarcações de bens e serviços, e.g. água potável, alimentos, produtos de higiene.

Apesar do grande desenvolvimento das zonas acima referidas, Caniçal, Ponta de Sol, Calheta, é só na marina da Calheta que tem uma unidade de supermercado junto à marina, as outras marinas não oferecem esse tipo de serviço essencial.

Por isso deve ser desenvolvida estratégias que promovam essas marinas com a falta de oferta de unidades de supermercados, através de criação de um circuito de autocarro que permitisse fazer a ligação entre as marinas e as cidades mais próximas de forma assidua.

Deve também ser estabelecido prioridades para a utilização da marina do Funchal, a nível de utentes.

Portanto relativamente à marina do Funchal, esta deve ser alvo de uma reabilitação de imediato, e após a conclusão das obras no Porto do Funchal, deveriam ser deslocalizados os serviços de aluguer de barcos de pescas para o Big Fish Game, bem com os de passeios. Deve ser também reordenada toda a zona de restauração, dando um look de “arrumação” à marina do Funchal.

As obras na marina do Funchal deve constituir numa oportunidade reabilitar a zona Restaurante/Bar Vagrant, atrevendo-me a sugerir a demolição de todo aquele empreendimento, bem como o do Balão Panorâmico.

Anónimo disse...

Sobre o tema em questão, creio que já muito foi dito e pouco realizado.

Os problemas da Marina do Funchal estão há muito tempo levantados e identificados, mas, talvez devido a alguns interesses e lobbys instalados na nossa praça, pouco ou nada foi feito tendo em vista a resolução, e dinamização de um espaço por todos considerado nobre e imagem de cartaz do Funchal e consequentemente da Madeira.

Basta olharmos um pouco para as marinas da Costa Ialiana (Portofino,etc) e Francesa (Côte d'azur) e perceber como funcionam, e acabar de vez com semi- rígidos, canoas, "traineiras" particulares, barcos de pesca profissional, entre outros, na nossa marina.

Dotar a marina de infra estruturas capazes e criar condições através de uma gestão séria, isenta e dinâmica em prol do Turismo da Madeira.


Afinal, se não aproveitamos o que de melhor temos para oferecer, quem nos vai visitar? O que cá vem fazer?

Para concluir só queria chamar a atenção para um aspecto,a vela é considerada em todo o mundo um desporto de Elite, só em Portugal é que parece um parente pobre, basta olhar para os acessos à prática da mesma.

A aposta neste sector será concerteza mais cedo ou mais tarde inevitável, quanto mais tardia for pior, porque outros destinos concorrentes já estão muito avançados em relação a nós, e nem precisamos de ir muito longe...(ex Canarias)