segunda-feira, 14 de julho de 2008

Actividades na Madeira profunda


A Madeira oferece um alargado campo de "treinos" natural, para actividades de serra. Hoje em dia, se pretende participar num passeio a pé organizado e acompanhado por guia especializado, jogar golfe ou praticar qualquer outro desporto, já existem, para tal, uma série de empresas preparadas para tal.

Considera a oferta de actividades na serra oferecidas suficiente, variada e com as condições mínimas (ex: infra-estruturadas de apoio, segurança, etc)?

Se não concorda, o que se poderia fazer para expandir estes tipo de actividades?

3 comentários:

Débi disse...

Boa tarde a todos.
Eu, pessoalmente, considero que a oferta existente neste campo é insuficiente (ou pouco promovida).
Se é certo que é do conhecimento geral os passeios a pé e observação da natureza, também não é menos verdade que muitas pessoas desconhecem a possibilidade de fazer canyoning, parapente, escalada, etc.
Mais uma vez(e correndo o risco de me repetir) penso que temos de aproveitar esta fantástica paisagem que faz de nós únicos no mundo, para promovermos a Madeira como destino Natural/Ambiental, mas mantendo sempre o respeito absoluto pela natureza e ambiente.
Faz falta a promoção e organização deste tipo de actividade, mas também faz falta regulamentação e fiscalização.

Anónimo disse...

Olá,
embora existam actividades nas serras são muito pouco divulgadas pelo que nem a comunidade local as conhece nem os turistas sabem que existem.
No entanto, qualquer desenvolvimento terá que ser feito com extremo cuidado para não prejudicar áreas de riqueza florestal únicas nem ameaçar o equilibrio ecológico das serras.
O primeiro passo, em minha opinião, será certificar devidamente as empresas que actuam nesta área: por uma questão de segurança dos utilizadores e por uma questão de preservação.
Desenvolver mas vocacionando para um utilizador que gosta da natureza, que quer aprender.
No entanto, há que considerar que o Parque ecológico tem feito muitas actividades e que a iniciativa da empresa "A Passo de Burro" é já um primeiro passo para actividades lúdicas e desportivas na serra - e de forma sustentada.
Desenvolver sim... Planear primeiro: Sem duvida alguma
Mas que temos potencial lá isso temos.
te ja

Anónimo disse...

Boa tarde,
As actividades turísticas deviam ser chamadas, não de Serra, mas sim, de montanha, ou no mínimo actividades de natureza, eco turismo, actividades de ar livre…

Este é na minha opinião, o calcanhar de Aquiles do turismo da Madeira, ou seja, termos condições únicas no mundo, como sejam a possibilidade de fazer as mais diversas actividades, em plena floresta laurrissilva – Património da Humanidade, não conheço, outro local no mundo, onde o possamos fazer. O facto de termos um clima favorável todo o ano, de estarmos a apenas umas escassas horas do centro da Europa, principal emissor de turismo, não só para a Madeira, mas para todo o Mundo.

Relativamente ao Canyoning, modalidade da qual, sou Monitor pela École Française de Descente de Canyon - Federation Française de Spéléologie e, estou muito à vontade para falar, até porque participei na elaboração do único guia de Canyons da Madeira do francês Antoine Florin, (posso te arranjar um exemplar) onde participei na abertura e reequipando de muitos canyons na Madeira.

Esta modalidade poderia ter na madeira o mais consagrado santuário mundial desta modalidade, porque temos condições para isso, não só pelo que atrás disse, mas porque são de facto, dos mais bonitos do Mundo. Não o é, porque estamos rodeados de um monte de decisores políticos que apenas promovem o mesmo de sempre, passeios a pé e levadas.Estas são as únicas modalidades que estão minimamente organizadas na Madeira!!!

Isto é também o que acontece, em todas as actividades de Natureza, praticadas na Madeira, o nosso turismo resume-se a isto, quando é por mais evidente que temos um potencial, que nos poderia dar concerteza, uma outra dimensão no panorama internacional, até porque, cada vez mais, o turismo é constituído por pequenos nichos de turismo….
Nuno Cunha