quarta-feira, 5 de março de 2008

“É injusto que a Festa da Flor tenha menos dinheiro que o Carnaval"

"A Festa da Flor enche todos os anos os hotéis da Região, além de já ter merecido vários galardões turísticos (o mais recente foi na BTL). Contudo, os apoios recebidos por parte da Direcção do Turismo pelos grupos que participam no desfile é substancialmente inferior ao que é outorgado para o Cortejo Alegórico do Carnaval. A diferença de cerca de 15 mil euros (à volta de 37 mil para o Carnaval e cerca de 22 mil para a Festa da Flor) é encarada como injusta por vários dos grupos participantes na Festa da Flor, que preferiram não ser identificados. “O Carnaval não tem a ocupação hoteleira da Festa da Flor nem dá prémios turísticos à Região”, alegam." in semanário Tribuna, Fev 08
Concorda com esta opinião?

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela pertinência dos assuntos que apresentam. Não vou poder comentar estes temas porque não tenho conhecimento deles, visto não ser local. Contudo tenho uma curiosidade. Quem são vocês e o que é o best practice mba em turismo?

Anónimo disse...

Olá! Não acho que seja injusto até porque são acontecimentos distintos com exigências diferentes.
A sensação que tenho é que, o carnaval é festejado em diversos dias e interage muito mais com a população do que a festa da flor, daí a diferença no orçamento.
Felicidades para o MBA!!!

Anónimo disse...

Acho que não tem a haver com injustiça e sim com mentalidade.
O carnaval é de longe a festa mais conhecida pelo mundo inteiro.
A festa da flor não. Por acaso eu sei que existe... mas não faço a mínima ideia de quando é... passa-me ao lado e com certeza a muitos outros também.
Se pensarmos em investimento/rendibilidade provavelmente a festa da flor é superior, e o seu potencial de mercado é muito maior que o Carnaval (que tem concorrentes de peso em todo o mundo).

Anónimo disse...

Caros Colegas

Parabéns e boa sorte com o blog.

Quanto á amimação,... eu hoje só queria dizer que num dia destes escrevo qualquer coisa como deve ser.

Bjs a todos

Anónimo disse...

Olá a todos e parabéns pelo vosso blog!
Quanto à Festa da Flôr, esta ganhou notoriedade pelo facto de a Madeira ter sido a pioneira em proporcionar uma amostra organizada através de cortejo e de exposições, das flores que durante o ano na Madeira se desenvolvem e crescem no seu clima primaveril. O clima único da Ilha proporciona o emergir desta festa por ser unica do genero o que não acontece com o Carnaval. O Carnaval é uma festa global e daí por muito que se invista neste acontecimento terá o seu efeito somente a nível da Região e das suas gentes. Quem diz que o Carnaval é cartaz turístico não esta ciente das razões dos turistas que (por um acaso) nos visitem durante o Carnaval. Felicidades para o MBA e contem com os meus comentários!
P.S. Um Abraço João.

Anónimo disse...

Não me peçam para comentar coisas de um semanário em risco de extinção

Anónimo disse...

Olá, tou a gostar do vosso Blog. Devo dizer que o Carnaval é bem diferente da Festa da Flor, cada um ao seu estilo claro. O Carnaval a nivel de animação é mt mt maior e se reparamos a Festa da Flor é só um dia e já acabou! O Carnaval levamos uma semana a festejar e vamos até ao interro do osso!Logo até é "justo" que se gaste mais no Carnaval.

aefg disse...

Na minha opinião, o evento da Festa da Flor é mais identificativo (e até + produtivo acho eu...), do ponto de vista turístico, para a Madeira.
Acho que o potencial da Festa da Flor ainda poderá ser mais explorado..
Parabéns pelo blog e boa sorte para o MBA!
Eduardo Gonçalves

Anónimo disse...

Olá

Antes de mais parabéns pelo vosso blog :-))
Parece-me que Animação na Madeira é vista apenas como Eventos turísticos. No entanto, parece-me um tema que tem muito mais abrangência. Gostaria muito de saber o que pensam os locais e visitantes sobre os programas de animação dos hotéis, restaurantes e outros locais da Ilha.

Até breve
MNA MBA

Anónimo disse...

Esta tanga é mais velha do que andar para a frente. Toda a gente sabe que os grupos da festa da flor são os mesmos do carnaval. Só muda o disfarce, perdão, as pétalas. Não é à toa que não pretendem ser identificados...

Tremei criminosos

Anónimo disse...

olás:)

a meu ver a festa da flor trás muito mais visitantes cá que o carnaval e axo que é uma aposta ganha e deve ser dinamizado de uma forma muito mais interactiva com toda a população...assim como o carnaval
como disse a catarina,e bem, o carnaval são mais dias e interage muito mais com a população...a questão que coloco é: porque não fazemos na festa da flor uma interacção maior com a população?
se calhar ai é que está a diferença de orçamento...no carnaval há mais animação enquanto que na festa da flor as coisas ficam-se pelo muro da esperança e pelo cortejo (digo eu...já não estou cá na festa da flor à alguns anos e não sei como está muito bem...corro o risco de estar a falar sem conhecimento de causa)
qual a faixa etária do turismo na madeira na altura da festa da flor? e no carnaval? porque não é feito uma animação de um modo igual tendo em conta as festividades?

fiquem bem
andré ferreira
PS-os grupos do carnaval não são os mesmos que na festa da flor?