terça-feira, 15 de abril de 2008

São seguros os percursos nas nossas levadas?

"Um turista de nacionalidade suíça perdeu ontem a vida ao sofrer uma queda com cerca de 80 metros, no percurso da vereda compreendida entre os picos de Ruivo e Areeiro" in Diário de Notícias da Madeira a 15 de Abril de 2008.

Não é, infelizmente, a primeira vez que lêmos este tipo de notícias. Será que as levadas da Madeira são demasiado perigosas para os turistas que nos visitam? Ou será que são estes que correm riscos excessivos? Diga-nos a sua opinião, e deixe também a sua sugestão sobre como se podem evitar estes acidentes.

6 comentários:

Anónimo disse...

Depende dos percursos. Alguns são seguríssimos, e estão às moscas. Outros, muito concorridos, deviam ser evitados.
Falta informação, especialmente nos acessos a estas levadas, que esclareçam os utilizadores sobre os riscos que correm, e se são adequadas a todos os utilizadores.
Falta também manutenção, por forma a que estes instrumentos agrícolas sejam também instrumentos de desenvolvimento.
Porque não se fazem omeletas se partir ovos. E porque para ganhar qualquer coisa é preciso começar por investir.

Anónimo disse...

Pois a mim parece-me que falta alguma sinalização e informação. Nem todas são perigosas mas o excesso de confiança aliado à inexperiência levam a situações por vezes desastrosas.

Anónimo disse...

vivas
sou conhecedor de muitos percursos na região e alguns percursos são de facto um pouco perigosos e de dificil acesso.
existem muitos percursos de nivel "fácil" que são bem bonitos e que para as pessoas menos habituadas devem fazer aumentando assim o nivel de dificuldade conforme a experiencia da pessoa (claro que acidentes acontecem a todos...com mais ou menos experiência)
alguns percursos que existem não devem ser tocados, ou seja, arranjados mas no entanto devem haver avisos/informação para que as pessoas que lá vão saberem no que se estão a meter, porque muitos não tem essa informação.
muitas vezes nas agências não existe informação para que possamos ter uma ideia clara sobre os percursos que queremos fazer.
muitos turistas, e não só, arriscam a sua vida nessas aventuras porque não tem informação ou porque acham que o camiho é fácil, só porque olham para a frente e parece que o percurso é fácil, e conseguem fazer sem qualquer tipo de problema. há que haver informação tanto da vereda como do perfil do caminhante a fazer determinada vereda/levada de modo a informar e avisar os perigos adjacentes do percurso.
por experiência própria quando combino algum tipo de percurso, seja levada ou vereda, informo-me ao máximo acerca dele e até quando possivel faço um pequeno reconhecimento do mesmo para garantir que não arrisco a vida de ninguém.
fiquem bem
andré ferreira

Anónimo disse...

Infelizmente nem todos os percursos são seguros e normalmente são estes que atraem as pessoas. Por outro lado sabemos que as pessoas gostam de arriscar. Penso é que certos percursos deveriam estar encerrados para não dar azo a tentações.

Anónimo disse...

As nossas levadas se sao seguras ou nao eu sinceramente nao sei, sabemos que de vez enquando existem acidentes, será descuido do artista ou o terreno é perigoso? Pois na minha opiniao as levadas existem à tantos anos e ja fazem parte da paisagem natural que nao tem muita lógica transforma-las em caminhos seguros , assim perderiam toda a sua piada! As pessoas que tanto gostam de fazer esses percursos é que devem estar bem preparadas para tal, afinal aquilo são levadas nao autoestradas!!

Anónimo disse...

1ºFalta manutenção.
2ºFalta actuação imediata em caso de derrocadas. É inaceitável os meses de espera até que as entidades responsáveis procedam à limpeza.
3º Falta sinaléctica adequada, actualizada, apelativa.