segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Madeira na rota dos cetáceos

Sabia que na Madeira se avistam mais espécies (28) de golfinhos e baleias do que nos Açores? Acha que na Madeira se divulga bem o facto se poder avistar “facilmente” tanta variedade de cetáceos? Acha importante haver empresas que permitam levar a pessoas a vê-los de perto, com todas a precauções? Gostaria de fazer essa viagem?

9 comentários:

Anónimo disse...

A vida selvagem deveria era ser deixada em paz... principalmente em destinos com turismo "massificado" como o que existe na Madeira. Ao se começarem a fazer visitas "guiadas" para ver tais espécies, vamos estar a entrar e a perturbar o habitat natural das mesmas.. Habitat esse que não nos pertence. E eles acabam por desaparecer... Porque em Portugal nada se faz de modo pensado e moderado.

Estou completamente em desacordo com tal iniciativa.

Anónimo disse...

Caro anónimo,

A rota dos cetáceos já existe na Madeira e, de forma organizada e apelidada de tal ou não, não é novidade.
Neste momento existe já um catamaran que faz essas viagens e as publicita.
Havendo regulamentação e respeito, na minha opinião, é uma mais valia. Ignorar o nosso património natural não é a resposta certa para preservar. Pelo contrário, se for apreciado, reconhecido e regulamentado é até uma forma de controlar abusos e contribuir para a preservação da espécie.
Se em Portugal nada se faz de modo pensado e moderado temo que o mesmo aconteça em todo o mundo dado que até os Destinos conhecidos pela sua vida selvagem organizam este tipo de viagens obedecendo a leis e regulamentações especificas.

Pessoalmente concordo com a Madeira na rota dos cetáceos e não com o ignorar de algo que nos valoriza tanto.

Débi disse...

Eu considero de extrema importancia para o desenvolvimento SUSTENTÁVEL da região a aposta no turismo ecológico.
E a vida marinha é, sem dúvida, uma das nossas grandes mais-valias, a par da Laurissilva.
Tem é de existir regras para este tipo de passeios, de modo a não perturbar a fauna marinha, e mais importante até, tem de existir FISCALIZAÇÃO e MÃO PESADA para os infractores!!
Quanto à divulgação, penso que se pode fazer mais do que até aqui, no sentido de também envolver os madeirenses (eu, por exemplo, não fazia ideia que a vida marinha era tão ou mais "rica" que nos Açores). Se os madeirenses não forem os primeiros a reconhecer a importancia do ambiente e a preservar a fauna e flora, pouco se poderá fazer nesta área.

Anónimo disse...

Caros(as) Comentaristas,

O primeiro comentário, sobre a Madeira na Rota dos Cetáceos, perturba-me um pouco, como madeirense, fico com dúvidas em que zona geográfica é que estou.

Trata-se de um comentário digno da defesa de um Santuário Ecológico como o do Arquipélago dos Galápacos, e que já se encontra protegido.

A Rota dos Cetáceos na Madeira, já vem um pouco tarde, basta darmos uma "espreitadela" aos nossos conterrâneos Açorianos, que já a desenvolvem à muito tempo, não contribuindo, com isso, para o desaparecimento dos cetáceos, na zona dos Açores.

Quanto à massificação, deve ser tida em consideração pelos operadores que prestam esse serviço, mas no aspecto do controlo da prestação do serviço das empresas que as proporcionam, porque o primeiro fiscalizador, no meu entender, será o próprio contratante do serviço, o turista, em que o seu perfil é na maioria das vezes, pessoas com uma forte sensibilização para questões ambientais, caso contrário prefeririam o Zoo Marine, onde podem ver e estar com os Golfinhos, e observar orcas enclausuradas a fazer um conjunto de acrobacias.

Em jeito de conclusão acho que não devemos cair no ridículo de condenar actividades que vêem realçar o nosso património biológico que é algo que deve ser explorado, não só com a rota dos cetáceos mas também o mergulho, para o qual já existe recifes artificiais criados para o efeito, e.g. o afundamento do Madeirense ao largo da Ilha do Porto Santo, ou até mesmo a Reserva Natural do Garajau.

Não devemos pensar que o turismo é simplesmente andar de autocarro à volta da ilha, em que esta prática está a perder sustentabilidade, temos como exemplo os aglomerados no cabo Cabo Girão, descer o Monte de carrinho de cesto, etc...

Anónimo disse...

Somos um arquipélago que vive de costas voltadas para o mar. Respondi à questão...?!

Anónimo disse...

Boa tarde a Todos.

Eu chamo.me Pedro Mendes Gomes e sou um dos sócios da Rota dos Cetáceos.
Em primeiro lugar queria dar os meus parabens ao grupo da animação que criou este blog e está com muito interesse em trazer melhorias para a nossa região que quer queiram vive do Turismo e todos nós o sabemos.

Em relação alguns comentarios que tive oportuninade de ler aqui no Blog por Anónimos , venho por este meio falar um pouco das minhas experiencias e da minha empresa.

A Rota dos Cetáceos é uma empresa dedicada a observação de Cetáceos e natação com Golfinhos nos mares da Madeira.É composta por Biólogos Marinhos que acompanham os clientes em todas as viagens para que possa explicar as regras e o respeito que temos de ter com o meio marinho.
Não é nenhuma novidade , pois claro , já existe nos Açores ha 16 anos e pelo mundo fora ha mais de 20.
Se respeitarmos as regras , apesar de "infelizmente" ainda não existirem na Madeira mas está para muito breve , não afecta os animais , pois penso que ninguém quer perturba-los pois nós (empresa) depende deles.
As nossas Biologas já fizeram observação de Cetáceos em muitos lugares , por isso mesmo nós "Rota dos Cetáceos " cumprimos e respeitamos as regras internacionais que existem até da Net.

Para comprovar isso basta um dia fazerem uma viagem a Low cost na nossa empresa (preços especiais para madeirenses) para que possam admirar e compreender o nosso trabalho e o respeito que temos pelo mundo marinho. Atenção que não somos melhores que ninguém , apenas gostamos de ser muito profissionais.

Em relação ao meio ambiental , posso-vos dizer que a Rota dos Cetáceos já salvou mais de 10 tartarugas enroladas em redes de pescadores, já trouxemos ( e trazemos) muito lixo para terra , desde garrafas , extintores, baldes , frigorificos , redes etc.
A Nossa empresa irá entregar brevemente num novo projecto que será anunciado em breve para que possamos fazer campanhas ambientais e de sensibilação nas escolas e mais lugares para que todos nós possamos olhar com outros olhos para o nosso ambiente.

Agora gostaria da colaboração das pessoas que tenham ideias para as podermos concretizar em conjunto.

Deixo o nosso site e o nosso email
Pois será com enorme prazer que aceitamos as vossas sugestões

www.rota-dos-cetaceos.pt

geral@rota-dos-cetaceos.pt


Os meus cumprimentos

Pedro Mendes Gomes

Anónimo disse...

Realmente acho que que toda a gente deveria conhecer as várias especies existentes de animais e outros, mas coloca-se a questao: será toda a gente digna de tal? Tenho sérias´dúvidas!!!
Estou de acordo com a iniciativa mas sempre e quando bem pensado e organizado de forma a nao prejudicar os animais e a nossa Mãe natureza.

Anónimo disse...

Eu acho que deveriam deixar os cetáceos em paz. Eles aparecem quando se predispõem a isso e estar a criar expectativas nos turistas por algo que pode não concretizar-se quase parece burla. O mar e tudo o que ele oferece deve ser gozado e apreciado, dentro dos parâmetros que a natureza definiu, e não ser explorado também como um museu, para mais à custa de animais que devem ser protegidos.

Anónimo disse...

Não há nada como fazer uma viagem para ver que não é Burla
Até a ofereco para ver como respeitamos os animais e como são explicadas as coisas aos "turistas " que fazem whale and dolphin watching por todo o mundo.
Envie um email para pedromg@rota-dos-cetaceos.pt e terei o maior prazer e demonstra-lo.